A importância do trabalho solidário
Nas associações culturais, esportivas, recreativas; nas igrejas, nos bairros e nas comunidades; nos grupos de auto-ajuda e nos clubes; nas instituições sociais, nas empresas e nas organizações, milhares de pessoas se ajudam entre si e ajudam a milhões de pessoas que estão em situações mais difíceis.
Ao doarem sua energia e sua generosidade, os voluntários estão respondendo a um impulso humano básico: o desejo de ajudar, de colaborar, de compartilhar alegrias, de aliviar sofrimentos, de melhorar a qualidade de vida em comum. Ao nos preocuparmos com a sorte dos outros, ao nos mobilizarmos por causas de interesse popular, social e comunitário, estabelecemos laços de solidariedade e confiança mútua que nos protegem em tempos de crise, que tornam a sociedade mais unida e fazem de cada um de nós um ser humano melhor.
Pelos benefícios holísticos que traz para o próprio voluntário, para com as pessoas com quem se relaciona, para a comunidade e a sociedade como um todo é que as organizações populares, filantrópicas, não-governamentais (ONGs) merecem ser valorizadas, apoiadas, divulgadas e fortalecidas, compartilhando suas missões por um mundo cada vez melhor.
Portanto, a proposta é motivar a participação solidária, estimular a realização de ações voluntárias que respondam às demandas e necessidades sociais, buscando contribuir com a consolidação da “Cultura do Voluntariado” como expressão de uma ética de Solidariedade e Responsabilidade Social coletiva.
Missão
Compartilhar um mundo melhor em qualidade de vida, de bem estar social e uma maior integração entre as pessoas; uma ponte entre ajudar e quem necessita de ajuda.
Conceitos Norteadores